DICAS & CURIOSIDADES

SKINCARE – ROTINA CORRETA DE CUIDADOS COM A PELE

O termo “skincare” nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”, que vem sendo usado no Brasil e outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele - de manhã e à noite. 

 

Para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare, é essencial investir em dermocosméticos, associados ou não com produtos com ácidos.

Para montar o ritual de skincare mais adequado para você, é essencial ter o acompanhamento com dermatologista. Após um exame minucioso da pele, o médico irá propor as etapas, os cuidados e os produtos para um cuidado eficaz e adequado. Ao estabelecer sozinho uma rotina de cuidados, você pode acabar comprando produtos que não são os melhores para sua pele e que podem até piorar problemas como oleosidade, induzindo ao surgimento de acne (a chamada acne cosmética).

 

A seguir um passo a passo básico de uma rotina de skincare correta:

 

1 - Limpeza do rosto

Em primeiro lugar, é fundamental usar um gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele e que respeite o seu pH fisiológico. Você pode ou não finalizar a limpeza com uma água micelar para garantir um rosto totalmente limpo. Depois de lavar, passe um algodão embebido em solução micelar na face até remover completamente todas as impurezas.

 

2 - Tonificação

O tônico após a limpeza pode conter substâncias hidratantes ou compostos adstringente/contraladores de oleosidade.

 

3 - Tratamento 

Seja ele para acne, rugas, manchas ou outra condição. Nessa etapa é fundamental a consulta com um médico dermatologista. Os produtos para tratamento dependerão do seu tipo de pele, das características da sua pele e do que você busca.

De uma forma geral, de manhã podemos utilizar produtos com ação antioxidante, como a vitamina C – queridinha dos dermatologistas, pois ela tem efeito antioxidante, clareia a pele, melhora luminosidade, viço e textura. Para os cuidados noturnos, podemos utilizar ácidos, que podem melhorar acne, clarear a pele, reduzir os poros, melhor a textura da pele e estimular a produção de colágeno. Pode também ser aplicado hidratante que faça parte do tratamento. Importante estender o tratamento também para o pescoço e colo.

 

4 - Filtro solar

Sem essa etapa, não existe rotina de skincare, já que 85% do envelhecimento da pele é causado pelo sol. O filtro deve ter amplo espectro, FPS mínimo de 30, recomendamos em geral acima de 50,  que se adapte bem ao tipo de pele e de preferência deve ter cor, para maximizar a proteção contra luz visível. Ele precisa ser aplicado todos os dias, no mínimo 2 vezes ao dia (e mais em quem tem manchas ou câncer de pele) e mesmo em dias nublados ou em que você não vai sair de casa.

 

5 - Maquiagem 

Somente após o filtro solar você pode aplicar maquiagem, se desejar.