DICAS & CURIOSIDADES

5 EXAGEROS NOS CUIDADOS COM A PELE QUE PODEM SER PREJUDICIAIS

1- Lavar em excesso 
Muitas pessoas, principalmente com pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerando tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade (efeito rebote), além de poder causar uma dermatite de contato. 

2- Esfoliar demais

A frequência com que se deve esfoliar o rosto é um fator que depende de cada tipo de pele, sendo prescrita uma a duas vezes na semana, em média. Os esfoliantes faciais devem ser aplicados com massagens suaves na pele preferencialmente à noite, após a limpeza; e, de modo geral, não devem conter substâncias abrasivas em excesso (que arranhem a pele e que estejam em alta concentração), para não provocar microfissuras ou feridas que desequilibrem a integridade da barreira cutânea e facilitem a proliferação de micro-organismos, levando a processos de dermatites e eczemas. 

3- Usar muitos produtos em sequência

Usar um creme em cima do outro não vai fazer milagres na sua pele.  Além disso, ao usar muitos produtos de maneira aleatória, há uma grande chance de cair em um erro de incompatibilidade química, no qual – além de problemas de pele como dermatite e ressecamento – o cosmético poderá ter efeito reduzido e anulado.

4- Usar qualquer produto
Se você é daquele que adora comprar diversos produtos, só porque um amigo ou influenciador digital indicou, só porque viu na farmácia, na internet ou no duty free, sem saber se realmente ele é indicado, saiba que pode estar cometendo um erro muito grande. O uso incorreto pode deixar a pele oleosa ainda com pior, até gerando acne ou pode deixar a pele seca ainda mais ressecada, descamando e com dermatite.

5-Ingerir demais alimentos, vitaminas ou compostos orais considerados saudáveis 
Muitos nutrientes exercem papel fundamental na saúde e beleza da pele. No entanto, quando abusamos da quantidade podemos fazer um mal danado à pele. A mistura de diversos polivitamínicos e compostos orais só porque leu na internet que é bom podem gerar prejuízos a saúde.O próprio suplemento do soro do leite whey protein, o queridinho dos amantes da musculação, pode fazer mal, principalmente para pacientes com tendência à acne, por estimular a produção de oleosidade.

  

Fonte: https://revistaquem.globo.com/QUEM-Inspira/noticia/2019/08/7-exageros-nos-cuidados-com-pele-e-cabelos-que-podem-arruinar-beleza.html (adaptado)