CLÍNICO

DST - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

Entre as DST que se manifestam através de lesões na pele estão:

* Cancro – ferida dolorosa com a base mole, avermelhada, com fundo purulento e de forma irregular, que compromete principalmente a genitália externa, mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta.

* Sífilis – os primeiros sintomas se caracterizam por feridas na região genital, geralmente indolores, que podem regredir espontaneamente. Esta fase é denominada de sífilis primária, e quando não tratada pode evoluir para sífilis secundária, apresentando lesões avermelhadas na pele, palmas das mãos e plantas dos pés. Nesta fase podem aparecer sintomas sistêmicos como febre, dor de cabeça, cansaço, e dor no corpo.
 

 

* HPV (Papiloma Vírus Humano) – seu principal sintoma é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, normalmente uma bolinha branca ou acastanhada áspera em áreas de contato sexual.  Elas podem aparecer nos órgãos sexuais, garganta, boca, pés e mãos.

*Herpes Genital – traz como principais sintomas as manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas, que costumam surgir dias após a infecção; úlceras(“feridas”) na região dos genitais, que podem até mesmo sangrar e causar dor ao urinar; e crostas que se formam quando as úlceras cicatrizam.

Em todos os casos a prevenção pode ser feita com uso da camisinha. Apresentando algum dos sintomas relatados acima, procure um médico o mais rápido possível, para o correto diagnóstico e início do tratamento, assim serão evitadas evoluções nos quadros.