CLÍNICO

CUIDADOS COM A PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano e protege contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e fatores ambientais, como o sol. Para que a saúde da pele seja preservada é necessário que tenhamos três cuidados básicos, e diários.

* Higiene
Limpe a pele duas(pele seca) a quatro(pele oleosa) vezes por dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. A falta de higiene também deixa a pele opaca e sem vida, dificultando a ação de cosméticos e acelerando o processo de envelhecimento.
O sabonete utilizado deve ser adequado ao seu tipo de pele. Para as oleosas e mistas, o ideal é um produto à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. Peles secas e normais pedem sabonetes com pH neutro, e complementação do processo com loção ou creme de limpeza. Prefira os sabonetes líquidos.
Ao higienizar o rosto ou corpo, o ideal é que a água esteja em temperatura media; quando está fria demais, ela dificulta a higiene;  se muito quente, remove toda a proteção natural da pele. Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza.
A remoção das células mortas deve ser feita duas vezes por semana, com o uso de esfoliantes.

* Hidratação
O manto hidrolipídico é a secreção natural que promove a hidratação cutânea. Ela protege a pele de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e infecções. Por isso é fundamental manter a sua hidratação. Peles oleosas também precisam ser hidratadas, com o uso de produtos oil-free, ou seja, que trazem na base água e não óleo.
A hidratação deve ser feita em dois níveis: de dentro pra fora e de fora pra dentro.
-ingira dois litros de água, diariamente;
– mantenha uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras;
– evite exposição excessiva ao sol, pois os raios ultravioleta penetram profundamente na camada de proteção, desencadeando a desidratação cutânea;
– evite o uso excessivo de sabonetes, buchas e banhos muito quentes e prolongados; e
– use, diariamente, hidratantes corporais e faciais. O seu dermatologista poderá orientá-lo sobre os produtos mais indicados para seu tipo de pele.

* Proteção solar.

A radiação ultravioleta se divide em: UVA (sua intensidade varia pouco ao longo do dia, penetrando profundamente na cútis e aumentando o risco do câncer de pele e fotoenvelhecimento) e UVB (atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão).
A exposição excessiva ao sol leva ao aparecimento de pintas, sardas, manchas, rugas e tumores benignos ou cancerosos. Para evitar esses problemas é preciso: evitar a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa; usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou mais; e cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, chapéus de abas largas e óculos escuros.
 

O filtro solar deve ser utilizado diariamente, a partir de seis meses de vida. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 80% da exposição solar que acumularemos ao longo da vida ocorre até os 20 anos, por isso a necessidade de se proteger desde cedo. É importante ressaltar que, mesmo em dias frios, ou nublados, 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens, por isso, a proteção não pode ser esquecida.
É possível encontrar o produto em gel, creme, loção, spray e bastão. O dermatologista poderá ajudá-lo na hora de decidir qual o melhor para a sua pele.
O filtro solar deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas que ficarão expostas. É necessário reaplicar a cada duas horas e, caso entre em contato com a água ou tenha uma transpiração excessiva, é preciso secar o corpo e reaplicar o produto, em intervalos menores.
No tocante à quantidade, um exemplo, é: rosto e pescoço – uma colher de chá; tronco – uma colher de sopa na parte anterior e outra na parte posterior; braços- uma colher de sopa para ambos; e pernas – uma colher de sopa para ambas.