CAPILAR

CORTICÓIDE INTRALESIONAL

No tratamento de alguns tipos de calvicie,  o uso de corticoides tem resultados bastante positivos, tendo em vista a sua acao anti-inflamatoria e a sua atuação em processos imunitarios, entre os quais se encontra, por exemplo, a alopecia areata.

alopecia areata e uma doença que se processa assintomaticamente, caracterizando-se pela repentina perda dos cabelos, cujas áreas afetadas (distantes uma da outra) ficam lisas, sem que haja qualquer alteração e/ou inflamação na pele do couro cabeludo. A autoimunidade deste tipo de alopecia está relacionada ao mecanismo em que o sistema imunológico ataca os próprios folículos capilares (as estruturas produtoras dos fios de cabelo), podendo surpreender qualquer pessoa, independentemente de sexo, ascendência ou idade. Simplesmente, perdem-se tufos de fios que dão lugar a áreas do couro cabeludo completamente lisas, no formato oval ou redondo.

Em pacientes diagnosticados com a alopecia areata, os corticoides atuam diminuindo a atividade do sistema imunológico e, ao mesmo tempo, estimulando o crescimento de novos fios. É sabido que alguns pacientes apresentam melhora espontânea do problema, mas quando as áreas de alopecia começam a ampliar e confluir, não há nada que seja melhor para reduzir a ansiedade do paciente, promovendo melhora no quadro.

Os corticoides podem ser administrados através de infiltrações locais -  injeções com doses cuidadosamente calculadas. 

O tratamento pode levar vários meses até alcançar totalmente os seus objetivos, sendo de se esperar que as primeiras mechas de cabelo nasçam ainda muito frágeis e com a sua coloração alterada (até mesmo branca). Todavia, com o tempo e a orientação adequada, os fios tendem a recuperar a sua força e a aparência habitual.

Vale ressaltar que o organismo de cada paciente pode ter uma resposta diferente ao uso dos corticoides, e que outros diagnósticos para a alopecia (como a alopecia androgenética e o efluvio telógeno) não devem contemplar esse tipo de terapia. 

Assim, para quem está sofrendo com a perda acentuada dos cabelos e deseja saber mais sobre este assunto e/ou outras maneiras de combatê-la, a melhor e mais coerente orientação continua sendo o agendamento de uma consulta com o especialista da área o mais rápido possível.