CIRÚRGICO

TUMORES BENIGNOS

Há muitos tipos de tumores de pele. Alguns deles são inócuos e não precisam de tratamento. Estes são chamados de tumores benignos.

Tumores benignos de pele mais comuns:

- Ceratoses seborréicas 
Estas são lesões castanhas ou negras na face e no corpo. Elas estão presentes usualmente na pele de pessoas de mais de 40 anos de idade. Algumas vezes podem ser muito escuras. A sua superfície é geralmente áspera, e pode ser oleosa. Podem haver muitas, espalhadas na face, corpo e membros. Elas podem ser removidas através de pequena cirurgia por razões estéticas.

 

- Dermatose papulosa nigra 
Estas são pequenas "bolinhas" negras, na cabeça e pescoço. Elas são vistas habitualmente em pessoas de raça negra. Podem ser removidas por razões estéticas. São inócuas e podem ser retiradas por razões estéticas.

 

- Fibromas moles 
Estes são crescimentos amolecidos, cor-da-pele, que são encontrados em áreas de atrito como axilas e pescoço. A sua retirada também depende de razões estéticas.

- Hiperplasia sebácea 
Estas são glândulas sebáceas aumentadas na face que aparecem como pequenas elevações amareladas com uma abertura no centro. Elas são vistas comumente na face de pessoas idosas.

- Siringomas 
Estes são aumentos benignos das glândulas sudoríparas. Eles aparecem como aumentos de volume cor-da-pele, usualmente nas pálpebras e região malar. Eles são indolores.

- Xantelasma 
Estes são placas amareladas surgindo nas pálpebras. Eles representam depósitos de gordura na pele. Estas lesões podem estar associadas com um alto conteúdo de gordura no sangue. Assim, qualquer um com este tipo de lesão deveria ver um médico para determinar se há qualquer problema médico que necessita de tratamento.

 

- Nevos (pintas) 
Os nevos são pequenas formações cutâneas geralmente escuras que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). Os nevos têm diversos tamanhos, coloração variável, podem ser planos ou salientes, lisos ou rugosos (verrugosos). 
A indicação da retirada cirúrgica dos nevos vai depender de questões estéticas ou quando há duvida quanto ao aspecto benigno do tumor. Quando está localizado em algum local em que ocorra atrito frequente, principalmente com peças de vestuário, também está indicado sua retirada. 
Atenção especial para sinais de perigo na malignização de pintas: 
• Aumento de tamanho 
• Bordas irregulares 
• Várias cores no sinal (3 ou mais) 
• Coceira 
• Sangramento 
• Ulcerações 

- Lipomas 
Os lipomas são tumores benignos das células adiposas (gordura).  O lipoma costuma se apresentar como uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele. Na maioria dos casos o diagnóstico pode ser feito apenas pela palpação do lipoma. Se houver dúvida no diagnóstico podem ser realizados exames de imagem como a ultrassonografia ou pode ser feito biópsia da lesão. 
O lipoma não precisa de tratamento. Nos casos de localização esteticamente desfavorável, ou nos casos em que há dúvida quanto a benignidade da lesão (crescimento rápido, dor a palpação ou aspecto endurecido) o lipoma pode ser retirado. 

- Verrugas 
As verrugas são proliferações benignas da pele causadas por vírus (HPV- papilomavírus humano). A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados.  O aspecto da verruga varia de acordo com o local acometido. As lesões clínicas  podem se apresentar de diferentes formas:  Verrugas vulgares, filiformes, planas, plantares e anogenitais.  Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam a destruição ou remoção das lesões. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.