CIRÚRGICO

QUERATOSE SEBORREICA

São lesões benignas, arredondadas ou ovalares, de coloração marrom ou negra. Inicialmente planas, podem se tornar elevadas e adquirir grande dimensão. São mais freqüentes na face e no tronco. Têm superfície irregular e a consistência é mole e friável, de aspecto verrucoso. O número pode variar. Aparece a partir da meia idade e é mais freqüente em pessoas idosas.

A formação das lesões deve-se a uma tendência genética.

 

Tratamento

 

  • Cauterização química
    É a aplicação de ácidos em lesões cutâneas com a finalidade de provocar destruição dos tecidos. Muito usada para verrugas virais, lesões benignas e pré-malignas e lesões provocadas por dano solar.

  • Crioterapia com nitrogênio líquido
    Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.

  • Curetagem
    É o método que utiliza um instrumento que serve para raspar as lesões. Muito utilizado para retirada de lesões de molusco contagioso.

  • Eletrocoagulação ou Eletrocirurgia
    É a destruição e ressecção de tecidos através de um bisturi de alta freqüência. Muito usado para tratamento de lesões benignas e malignas.