DICAS & CURIOSIDADES

RUGAS ENTRE AS SOBRANCELHAS

As “rugas do bravo” ou ruga da glabela são uma queixa estética frequente tanto entre homens quanto entre mulheres. As marquinhas na glabela são caracterizadas pelas linhas verticais que aparecem no meio das sobrancelhas. Elas podem ser chamadas de linhas de expressão.

Aqueles que possuem os músculos da mímica facial muito fortes nessa região formam esta ruga. Com o passar dos anos, não só a força muscular contribui para a formação dessas rugas, mas também a perda da capacidade de síntese de colágeno na pele.

 

O hábito corriqueiro de fazer expressões faciais, como por exemplo, franzir a testa por espanto ou estresse, pode acabar acelerando o aparecimento de linhas de expressão.

Como amenizar as Rugas entre as Sobrancelhas

Em pessoas jovens, essas rugas se formam apenas durante a contração muscular, ou seja, quando se franze a testa. Nestes casos, é possível excelentes resultados apenas com o relaxamento muscular, através da aplicação de toxina botulinica.  Essas rugas que se formam apenas durante a mímica facial são conhecidas como rugas dinâmicas.

Em alguns pacientes, essas “rugas do bravo” aparecem mesmo com a musculatura facial em repouso. Estas são de chamadas de rugas estáticas ou fixas. Geralmente, esse tipo de ruga está presente em pessoas com musculatura facial mais forte, e que demoraram a começar um tratamento de modulação dessa força muscular com toxina. Nesses casos, é necessário associar a toxina botulínica outros tratamentos para suavizar ou eliminar a ruga fixa glabelar. Alguns exemplos de tratamentos são: Laser de CO2, Fios de PDO, microagulhamento

 

Observação importante: não indicamos o tratamento dessas rugas entre as sobrancelhas com ácido hialurônico, porque a glabela é uma região de junção de vasos importantes da face, e a aplicação de produtos de forma acidental dentro de um pequeno vaso pode acontecer. Isto pode culminar com complicações que vão desde feridas no rosto com necrose até cegueira.

 

O ideal é preciso avaliar cada caso presencialmente, e somente após isso o dermatologista indicará o melhor tratamento para você.

rugas_sobran.jpg