DICAS & CURIOSIDADES

TOXINA BOTULÍNICA PREVENTIVA, ENTENDA COMO FUNCIONA

Você já ouviu falar na aplicação preventiva da toxina botulínica? O botox relaxa a musculatura, enfraquecendo a contração e consequentemente minimizando rugas e linhas formadas pela contração da musculatura facial. O intuito de ser preventivo é não deixar que as rugas que surgem durante o movimento se tornem vincos definitivos na sua pele com o passar dos anos. 

O tratamento preventivo de toxina botulínica consegue retardar o surgimento de rugas, além de suavizar expressões existentes na face.

Não existe uma idade específica para aplicar botox preventivo, pode ser aplicado desde a idade que começam a surgir vincos durante a mímica facial, iniciando mais precocemente em quem tem expressões faciais muito fortes e faz “careta” involuntária o tempo inteiro. As rugas de expressão se iniciam comumente após os 20, ou até mesmo após os 30 anos, depende de cada pessoa, nessa faixa etária que a maioria deve iniciar seu procedimento.

 

Um grupo que geralmente procura esse tratamento são as pessoas com olhos claros, pois elas costumam, naturalmente, fazer contração na presença da luz. A pessoa acaba fazendo o movimento involuntário de contrair a sua pupila, o que faz com que o músculo ao redor dos olhos se contraia também e comece a formar, por conta disso, as rugas. 

 

O músculo entre as sobrancelhas, cria a chama “ruga do bravo”, acontece em situações quando a pessoa está preocupada, nervosa ou prestando atenção em algum assunto. Muitas vezes, ela faz o movimento e isso não tem correlação com a idade, aí temos uma demarcação dessa ruga precocemente. 

 

Anteriormente utilizávamos unidades maiores de toxina botulínica, que tornava o rosto congelado, muitas vezes artificial. Atualmente, o que procuramos fazer é aplicar em pontos específicos para fazer o relaxamento da musculatura, mas não necessariamente a paralização. Muitas vezes, deixando algumas linhas de expressão pequenas para dar um ar mais natural.

 

O importante é personalizar o uso da toxina, com técnicas de aplicação diferente para cada paciente, pois cada um tem uma expressão, uma mimica facial diferente e um desejo.